GREVE DO INSS Servidores da PB realizam campanha solidariedade; nova reunião com governo será sexta

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Paraíba continua. Na avaliação do comando de greve, o movimento vem crescendo, principalmente desde o início de agosto, quando muitos trabalhadores voltaram de férias e já cruzaram os braços. Cerca de 50% Agências da Previdência Social (APS) estão com os serviços paralisados ou funcionando parcialmente no Estado.

“A greve do INSS é muito forte aqui na Paraíba, como também ao nível nacional, e o governo sente a necessidade de negociar.  Ele [governo] não acreditou na nossa paralisação, que se fortaleceu, e a cada dia recebem novas adesões”, disse o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba (SindsprevPB), Sérgio Fonseca, que também atua no comando de greve.

Nova Negociação – Os servidores vêm negociando com o governo federal, mas as contrapropostas oferecidas até o momento não atenderam as reivindicações da categoria. Na próxima sexta-feira (9), ocorre mais uma nova rodada de negociação com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

“O governo judicializou a greve achando que nós iríamos intimidar. Nós não nos intimidamos, e a greve continua muito forte impactando todos os serviços do INSS. Agora, vamos aguardar a reunião da sexta”, afirmou Fonseca.

Ele explicou ainda que Agências da Previdência Social estão abertas em algumas cidades, porque os médicos peritos, categoria que não faz parte do INSS, estão trabalhando. Além deles, também há estagiários em serviço.

Campanha Solidária – Alinhando luta com solidariedade, os servidores em greve estão realizando uma campanha solidária para instituições que ajudam famílias em vulnerabilidade. Em Campina Grande a mobilização será na APS Catolé.

Para apoiar essa ação, basta doar até sexta-feira, alimentos não perecíveis na Gerência Executiva do INSS, localizada na Rua Barão do Abiai, 79, no Centro.

Impacto – Com a greve, vários serviços estão sendo impactados, como concessão de aposentadoria, pensão, auxilio e reclusão, avaliação social do benefício de por prestação continuada (BPC).

Reivindicação – Os servidores reivindicam uma mudança estrutural do INSS, a valorização e reestruturação da Carreira, melhorias das condições de trabalho e recomposição das perdas salariais.

Sobre o INSS – O Instituto Nacional do Seguro Social possui 18.574 servidores ativos no país, dos quais cerca de 40% estão trabalhando remoto. Na Paraíba, são 331 servidores e 37 agências da previdência social físicas e duas digitais.