CNTSS/CUT acompanha instalação da Mesa Nacional da Carreira do Seguro Social
Os servidores federais tiveram um grande avanço com a conquista, na última quinta-feira, 13/03, da instalação da Mesa de Negociação Nacional Específica e Temporária da Carreira do Seguro Social. Reiteradamente cobrada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) em reuniões e documentos oficializados ao governo, a Mesa tornou-se realidade e foi oficializada em reunião no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A reunião que selou a consolidação deste novo espaço de diálogo contou com a participação de lideranças das entidades nacionais que representam os servidores do Seguro Social, CNTSS/CUT e Federação Nacional dos Sindicatos em Saúde Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS). Pelo governo federal, estiveram presentes o secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, e representantes da Gestão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS.
Os dirigentes das duas entidades nacionais aproveitaram a oportunidade e reiteraram a pauta de interesse dos servidores do Seguro Social e reforçaram a sua defesa. A CNTSS/CUT reapresentou o ofício, que já havia sido protocolado anteriormente junto ao governo federal em 06/12/2023, e argumentou sobre a viabilização da execução das propostas tendo em vista, além de estudos e fundamentação técnica, estarem em sintonia com o Acordo de Greve de 2022.
De acordo com o secretário Feijóo, os pontos apresentados pelos dirigentes serão analisados e deverão ter sua devolutiva na próxima reunião da Mesa de Negociação. As entidades nacionais dos servidores cobraram do secretário a criação de um calendário permanente com as datas das reuniões da Mesa. A proposta deverá ser encaminhada e uma data para uma nova rodada de debates da Mesa será apresentada brevemente.
Clique aqui e confira a live realizada pela CNTSS/CUT e FENASPS com a avaliação da reunião da Mesa