Confira relatório síntese da Plenária Nacional dos federais da CNTSS
Plenária Nacional dos Sindicatos dos servidores públicos federais filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) define estratégias de luta para os próximos períodos. Realizada nos dias 09 e 10 de maio, a Plenária foi sediada no Centro de Formação do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sidsprev PE), em Recife, e contou com a coordenação da presidente da Confederação, Maria Júlia Reis Nogueira (veja o relatório do Seminário logo abaixo).
A proposta do encontro foi de fortalecer a articulação do setor federal representado pela CNTSS/CUT e teve como eixos das discussões os desafios para organização sindical dos servidores públicos federais. A atividade também foi um momento importante de discussão do setor para a participação no “Seminário Regional Nordeste sobre a Negociação Coletiva e Sistema Sindical no Serviço Público”, organizado pela CUT Nordeste entre os dia 10 e 12 de maio.
A dinâmica do Seminário procurou potencializar o debate entre os participantes para extrair o máximo de observações e sugestões sobre os eixos apresentados. No primeiro momento, buscou-se discutir quais são os desafios/problemas na organização dos federais. Um levantamento amplo que propiciou um verdadeiro raio-x sobre as estruturas sindicais, espaços de lutas do setor, necessidades da categoria, entre outros assuntos de grande relevância para a estruturação do setor.
Este primeiro momento foi de grande valor por permitir, além um quadro sobre a realidade, apresentar dados para a discussão do segundo eixo. Este novo processo buscou dialogar sobre “como devemos nos organizar para superar os desafios/problemas”. De forma muito objetiva, os participantes puderam aprofundar o debate anterior tendo como perspectiva ações e estratégias para superação dos desafios. O intenso trabalho rendeu 39 propostas.
Todo este importante conteúdo foi aprovado por todos os participantes e servirá, também, como pontos de orientação para os futuros diálogos nos espaços de debate com o governo federal. Também foi aprovada a representação da CNTSS/CUT no Comitê permanente do INSS que discute processo de trabalho. Neste grupo foi indicado Deivid Christian, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe (Sindprev SE).
Clique aqui e leia a íntegra do Relatório: