Reunião ampliada define seminário sobre planos de saúde de autogestão e debate estadualização da Geap; confira

Publicado em: 23/07/2018 ás 11h12

Em mais uma reunião ampliada da CNTSS, realizada nos dias 17 e 18 de julho, em Brasília, representantes dos servidores federais de vários estados reafirmaram a luta em defesa da categoria.

Além de considerar fundamental a unidade dos servidores em todo o país para garantir as conquistas, os participantes do encontro também aprovaram a realização de um seminário para discutir com todos os servidores federais os planos de saúde de autogestão; a participação efetiva da CNTSS e dos sindicatos filiados nas mobilizações em defesa dos servidores públicos federais e contra a retirada de direitos dos trabalhadores pelo governo golpista e a criação de um coletivo nacional de comunicação envolvendo as entidades com suas assessorias de imprensa.

PARCELAMENTO DO REFIS E ESTADUALIZAÇÃO DA GEAP

De acordo com a diretora de comunicação, Luiza Pombo, representante do SindsprevPB na reunião, além de uma análise da conjuntura nacional e dos desafios dos sindicatos do setor federal, também houve debate sobre a Geap. Presentes ao evento, os membros do Conselho de Administração (Conad) da Geap, que foram eleitos pela base para defender os trabalhadores, explicaram que, mesmo sendo minoria, conseguiram conquistas importantes, como o parcelamento do REFIS em até 60 meses e a extensão da estadualização da Geap em no máximo 90 dias para o restante do país – hoje sendo realizado em cinco estados -, o que poderá reduzir significativamente os valores do plano de saúde para categoria, em cerca de 30%.

Na avaliação da diretora Luiza Pombo, a reunião foi bastante positiva, principalmente por abordar questões que estão na pauta do dia e tirar encaminhamentos de luta, que devem, agora, ser debatidos com a base. “É importante que a categoria esteja unida para lutar contra os reais interesses que movem esses grupos, que estão concentrados no ataque aos servidores públicos, aos movimentos sociais e aos sindicatos. É necessário que todos participem das mobilizações, só assim nos fortaleceremos e conseguiremos barrar esse retrocesso que se instalou no nosso país”, disse a diretora de comunicação.

Ela afirmou ainda que a direção do SindsprevPB se reunirá para debater a participação da entidade na mobilização que está sendo programada para o dia 10 de agosto, o Dia Nacional de Paralisação e de Manifestações. Dia Nacional do Basta!