CNTSS/CUT debate com Diretoria de Gestão de Pessoas do INSS pauta de interesse dos servidores

Publicado em: 02/05/2018 ás 09h36

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social participou de reunião com o presidente do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, Francisco Lopes. O presidente da autarquia respondeu ponto a ponto da pauta de reivindicações apresentada, parte de forma objetiva, parte remetendo a responsabilidade para o Ministério do Planejamento. Segue abaixo um resumo das respostas de Francisco Lopes:

1. Cumprimento acordo de greve de 2015 - Plano de Carreira: “Esse é assunto de responsabilidade do Ministério do Planejamento. Pedimos a contratação de novos servidores, oficiamos ao Ministério do Planejamento, mas não depende de mim,” afirma Lopes.

2. Devolução dos descontos da paralisação de 2015:“Há parecer do Ministério do Planejamento afirmando que não pode ser pago. Depende do Ministério".

3. INSS Digital: Projeto de mudança de todos os links de internet custará R$ 50 milhões (o atual custa R$ 45 milhões), mas dará condições técnicas de trabalho. Espera que até julho esteja licitado. Aquisição de scanneres também com licitação em processo.”

4. Contratação de estagiários:Temos 12 mil contratados. Queremos contratar mais para serviço de apoio, “não para ato de ofício de servidor”. Acredita que o apoio de estagiários na triagem inicial vai ajudar o trabalho de servidores. Entidades discordam por entenderem que o primeiro atendimento é muito importante e requer qualificação para evitar retrabalho.

5. Adicional de qualificação:“É atribuição do Ministério do Planejamento.”

6. Mudança do regimento interno relacionada ao Serviço Social do INSS: Há divergência dentro do Ministério sobre as propostas de alteração feitas pelos trabalhadores.

7. Melhoria da qualidade do trabalho e atendimento: Está em andamento projeto de medida provisória que cria gratificação de desempenho.

8. Teletrabalho: Projeto finalizado, mas como não tem um sistema de gestão de serviço eletrônico, aguarda reunião no TRF 4ª Região (que autoriza) para poder iniciar o Teletrabalho. Só vai iniciar quando tiver condições efetivas de funcionar.

9. Devolução de valores descontados na greve de 2009: Depende do Ministério do Planejamento.

10. GDASS - Gratificação de Desempenho de Atividades do Seguro Social: Estabeleceu-se a publicação de uma Portaria em conformidade ao acordo definido no CGNAAD - Comitê Gestor Nacional de Avaliação de Desempenho de suspensão dos ciclos 18º e 19º, além de estudar sobre a orientação a ser tomada com referência ao 20º ciclo. Guimarães deixou claro que está sendo confeccionada e deverá ser publicada nos próximos dias.

11.Infraestrtura: Os trabalhadores também cobraram melhorias em infraestrutura tecnológica nas Agências. Foi indicado o aumento da capacidade da Internet para atender às demandas de trabalho digital existente nas unidades.

12. Prevenção às doenças transmissíveis: A preocupação das entidades com os cuidados e prevenção às doenças transmissíveis, como exemplo a gripe decorrente do vírus H1N1, deu sequência às discussões. Ficou estabelecido a configuração de um convênio com o Ministério da Saúde para dar conta da imunização dos servidores e, inclusive, permitir a aquisição de material de higienização, como o álcool gel.

13. Portadores de necessidades especiais: Ficou para o próximo encontro a discussão sobre os trabalhadores portadores de necessidades especiais, com a participação de representantes deste segmento para que possam apresentar suas realidades e as reivindicações e demandas que possuem. Foi sugerido, inclusive, a realização de um Encontro Nacional para que os Estados possam apresentar suas demandas específicas sobre este tema.