Confira os encaminhamentos tirados durante a Plenária dos Federais realizada em Recife; SindsprevPB presente

Publicado em: 22/03/2018 ás 08h28

Escrito por: Sandra Vieira/ assessora do SindsprevPB A CNTSS/CUT deu um passo importante no processo de organização de suas entidades filiadas visando as defesas dos serviços e servidores públicos. Nos dias 17 e 18 de outubro realizou com bastante sucesso, em Recife, a “Plenária dos Federais”. Estiveram reunidos vários Estados com uma representatividade muito expressiva das categorias. O SindsprevPB se fez presente ao evento com sete diretores, que consideram a plenária um rico momento para dar encaminhamento as definição de ações e as lutas, sobretudo, contra os ataques do governo federal desferidos à classe trabalhadora.

Os temas centrais das discussões desenvolvidos giraram em torno da conjuntura nacional e de pontos específicos de cada categoria, como o posicionamento da entidade quando a proposta de mudança dos parâmetros do IMA-GDASS do INSS; a bonificação para os servidores concessores de benefícios nos mesmos parâmetros da Perícia Médica, que foi rejeitado, por se entender que a gratificação deve ser estendida para todos os servidores e a participação da CNTSS no Fórum Nacional dos Servidores Federais.

Foi discutida, ainda, a importância de se realizar encontros estaduais e nacional da Saúde de Trabalho e de uma maior participação das entidades na Mesa de Negociação Saúde e a Mesa Específica do Ministério do Trabalho, que deverão retomar o debate da carreira através da portaria 156.

A Geap também pautou os debates. Os informes foram dados pelo presidente do Conselho Administrativo da fundação ( Conad), Irineu Messias.Segundo ele, a Geap pretende fazer a discussão de um plano estadual que contemple os servidores que não estão conseguindo mais arcar com as despesas do plano atualmente. Ele disse que foram debatidas algumas estratégias para diminuir os valores pagos e para possibilitar a permanência do maior número de pessoas no plano.