IX Congresso Estadual é encerrado com reformulação do Estatuto e metas a serem cumpridas pela gestão

Publicado em: 13/11/2017 ás 23h55

IX Congresso Estadual  é encerrado com reformulação do Estatuto e metas a serem cumpridas pela gestão
 A abertura IX Congresso Estadual do SindsprevPB - IX CONESPREV - para debater a conjuntura nacional e os desafios da Seguridade Social foi realizada na manhã da sexta-feira passada (10), tendo como palestrante o deputado estadual, Jeová Campos (PSB), o presidente da Junta do INSS, Everaldo Chaves, e o vereador de João Pessoa, Marcos Henriques (PT). Eles falaram sobre conjuntura, situação dos servidores federais e os desafios da categoria. O evento foi realizado na cidade do Conde-PB.

O congresso se estendeu por todo dia da sexta e se encerrou no sábado com os encaminhamentos sobre a temática importantes, como alteração do Estatuto, moções de apoio e  metas a serem realizadas pela atual diretoria até o final da gestão. Os dirigentes consideraram o IX CONESPREV um sucesso diante dos temas debatidos e das propostas aprovadas. Foi um momento onde prevaleceu o diálogo, a democracia e o respeito.

A programação do lX CONESPREV colocou em pauta principal o desmonte da Seguridade Social.  Os palestrantes Einstein Brito, auditor do Ministério do Trabalho, e Maria Luísa Nasiasene, representante da CNTSS, abordaram o assunto. Einstein falou sobre as implicações da reforma Trabalhista na vida dos trabalhadores. Luiza abordou questões com o fim das aposentadorias e o teletrabalho. Um debate enriquecedor que culminou com perguntas da plateia. A direção aproveitou o momento para fazer um balanço das atividades realizadas entre 2015 a 2017.

O segundo dia do congresso no sábado (11) foi marcado pela votação e encaminhamentos de propostas para o plano de ação de 2018 e alteração do Estatuto. A reformulação do estatuto teve início pela manhã e só foi encerrada no início da tarde. Foram lidos os artigos do Estatuto a serem alterados para que os delegados discutissem, apresentassem propostas para destaques e aprovassem as mudanças no texto.

No decorrer da leitura das propostas, foi dado espaço para os delegados argumentarem contra e a favor das alteração. Os congressistas levantaram seus crachás para os votos serem contabilizados. O objetivo dessa reformulação foi melhorar a luta sindical, bem como a defesa dos direitos da categoria.

O congresso também contou com a presença do representante do Viva Prev, Fábio Rabelo, que falou sobre as mudanças. Foi aprovado na plenária a realização de uma assembleia específica para a categoria sobre a questão do pecúlio.

Ao final do evento, a diretoria parabenizou os delegados e a todos que fizeram parte da organização do evento. Falaram ainda da importância do congresso para o fortalecimento do Sindicato e o enfrentamento dos desafios diante dos ataques do governo ilegítimo contra os servidores da Seguridade Social e dos trabalhadores em geral. A diretoria assumiu o compromisso de levar adiante e cumprir todas as propostas e metas votadas em plenário. Os participantes receberam certificados.