Programa de Demissão Voluntária-PDV: mais uma armadilha do governo; confira orientação do Sindicato

Publicado em: 01/08/2017 ás 11h28

Já vimos esse filme antes. Foi em 1996, no governo de Fernando Henrique Cardoso, que os defensores do estado mínimo vieram com essa mesma ladainha, para diminuir a prestação de serviços à sociedade, demitindo servidores públicos. Um novo PDV (Programa de Demissão Voluntária) está sendo elaborado por meio de Medida Provisória e será encaminhada ao Congresso em breve.

A estratégia do governo é convencer a população de que o grande responsável pelo desequilíbrio das contas públicas é a despesa com o servidor. Por isso, o executivo está fazendo intensa campanha na mídia, passando a ideia de que esse plano vai influenciar positivamente na vida das pessoas que venham a optar por ele, e na melhoria do serviço público.

Vale lembrar que a grande maioria dos servidores que aderiu, naquela época, ao PDV se arrependeu amargamente. Muitos se encontram ainda desempregados e sem perspectivas de conseguir outra colocação que venha suprir suas necessidades básicas.

Enquanto entidade, o SindsprevPB tem o dever de orientar os trabalhadores para que não caiam, mais uma vez, na armadilha de um governo que não tem credibilidade para dizer o que é melhor para os servidores.

Essa iniciativa é mais uma etapa do golpe perpetrado por este governo golpista contra os trabalhadores. Esperamos que a categoria não vá aderir a esse plano nefasto, que visa aumentar ainda mais o desemprego, agravar a situação socioeconômica do país e sucatear cada vez mais o serviço público. A Medida Provisória nº 792, que estabelece o PDV dos servidores do Executivo Federal, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 27 de agosto, mas ainda precisa ser regulamentada para que o processo tenha início.